5 motivos para não fazer um intercâmbio cultural

22

nov
2016

5 motivos para não fazer um intercâmbio cultural

Postado por: Manu Cavalli/ 557 0

Se você mora em uma região onde tem mercado, farmácia e padaria por perto, para que vai querer sair do país se no seu bairro tem tudo, não é mesmo? Esse texto é feito para você que nunca teve a intenção de aprender outro idioma, viajar, conhecer outras culturas, costumes, hábitos e fazer com que o seu currículo desperte atenção ao primeiro olhar. Vamos listar aqui cinco bons motivos para você não fazer um intercâmbio cultural.

 

1 – Viajar é chato

A young female traveler looking fed up and bored with her baggage in an airport terminal scenario

Conhecer culturas variadas, aprender outro idioma – que hoje é mais que essencial –, fazer amigos das mais diversas regiões, apreciar belas paisagens, monumentos históricos, provar das mais diferentes gastronomias, respirar outros ares é algo que você não gosta? Então não perca seu tempo! Com o intercâmbio tudo isso vai acontecer. Nesse caso, ficar em casa deitado no sofá, enrolado nas cobertas, comendo pipoca e assistindo uma série ouvindo sua mãe te mandar lavar a louça será o ideal para você.

 

2 – Não quero aprender outro idioma

Sweet female high school student with long hair and a speech bubble of multi language in class studying multi language with laptop and book

Ter o domínio de uma língua estrangeira é essencial nos dias de hoje. O inglês, principalmente, é um dos requisitos obrigatórios para diversas vagas de emprego. A prática contínua, estar em convívio diário com pessoas que falam outro idioma, aprender com sotaques e gírias e quebrar o gelo para desenvolver a fala é fundamental para adquirir a fluência com rapidez e perfeição. Se você não tem interesse em aprender outra língua ou acha que o videogame é o melhor professor de inglês que você pode ter, o intercâmbio cultural não é a melhor opção.

 

3 – Não quero ser independente

Hands Tied Chain, Kidnapping, Dependence, Loneliness, Social Problem

O intercâmbio cultural é uma forma de testar a sua capacidade de se virar sozinho em um lugar onde não conhece nada e ninguém. Você se vê obrigado a desbravar os locais e culturas deste novo ambiente, responsável por sua organização, sua alimentação e outros hábitos disciplinares. O amadurecimento e uma visão diferente do mundo automaticamente virão junto dessa experiência indescritível, junto dos novos amigos que você com certeza fará pelo mundo afora. Se você não quer encarar esse desafio e prefere o comodismo, talvez fazer intercâmbio será algo que não irá te agradar nem um pouquinho.

 

4 – Não quero melhorar meu currículo

Fired frustrated man in suit sitting near office.

A oportunidade de um novo idioma, cursar ensino médio, técnico ou superior, emprego ou trainee no exterior pode agregar – e muito – na hora de você ingressar no mercado de trabalho. Currículos com algum – ou alguns – desses pontos tendem a chamar ainda mais a atenção do empregador. Com um mercado cada vez mais competitivo e exigente, experiências internacionais te ajudam a sair na frente dos demais e praticamente assegurar a vaga. Se você está tranquilo com o seu emprego e acha que não precisa viajar para fora para melhorar o seu currículo, ficar por aqui é a melhor escolha.

 

5 – O mundo não tem nada a me oferecer

young tourist couple reading city map looking lost and confused loosing orientation with girl carrying travel backpack and man in frustrated face expression isolated white background

Viajar é simplesmente fantástico. São infinitas as possibilidades e variedades que o mundo pode lhe oferecer. Mergulhar nessa imensidão de culturas, lugares, paisagens, hábitos e costumes de diferentes regiões, povos e etnias, são experiências que fazem valer a pena cada centavo gasto. Se você acha que o melhor mesmo é ficar por aqui e desbravar a cultura e paisagens que a sua rua pode lhe oferecer, fazer um intercâmbio definitivamente não é a alternativa ideal.

Administrator

Analista de marketing digital na agência Sirius Soluções Digitais. Esporte preferido: Futebol, no qual sou fanático e acompanho o que for possível. Hobby: Jogar vídeo-game. Sonho: Viajar para diversos lugares.

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido