23

nov
2016

Dicas para aproveitar ainda mais a experiência de um intercâmbio

Postado por: Manu Cavalli/ 188 0

Um intercâmbio é sempre uma experiência de vida inesquecível e única! Não importa se você já fez um, dois ou mais intercâmbios, cada um vai trazer a você uma percepção diferente sobre as coisas e um novo aprendizado! Não existe uma fórmula mágica para que a experiência do intercâmbio traga bastante aprendizado, mas algumas atitudes são válidas para que você tire o maior proveito possível de uma experiência desta! E nós separamos algumas dicas pra vocês ?

 

Não faça comparações com o seu país de origem

É inevitável, quando vamos morar fora ou até mesmo só fazer uma viagem, fazermos comparações com nosso país. Sejam estas comparações boas ou ruins, isso não nos acrescenta muito, pois acabamos perdendo muito tempo pensando nelas e em como era diferente da maneira que sempre vivemos. Então é importante: viva o momento, procure esquecer um pouco de como era seu país. O maior benefício disto é que acaba sendo muito mais fácil para a sua adaptação, ao passo que quando comparamos o tempo todo, nos colocamos em “dois lugares ao mesmo tempo”, o lugar em que vivíamos e o lugar em que estamos atualmente.

 

Procure participar de tudo (ou quase tudo)

Quando vamos morar em outro país, principalmente sozinhos, é como se a vida começasse do zero. E muitas vezes acaba sendo bem difícil esse “recomeço”. Conhecer novos amigos, refazer nossa rotina… Às vezes dá aquela preguiça de ir em algum lugar em que você vai conhecer poucas pessoas, ou que não sabe se vai ser legal. Mas esforce-se no início, tente socializar o máximo possível, e aos poucos você vai se encaixando, e criando amizades com pessoas que poderá contar ao longo de todo o período que estiver fora. E vai se sentir em casa depois de um tempo!

 

Tente se desligar um pouco das pessoas que ficaram

Esta é uma das tarefas mais complicadas. E também uma das mais importantes! Quando moramos fora, precisamos entender que não teremos mais nenhum controle sobre as situações à distância e não estaremos mais presentes no dia-a-dia das pessoas que ficaram. Isto pode acabar resultando em uma decepção e tornando tudo mais difícil se não soubermos aceitar. Por esse motivo, conectar-se ao novo momento e desligar-se do que ficou é importante! Torna a adaptação mais fácil e também tudo mais proveitoso, pois viver em dois lugares ao mesmo tempo é impossível! ?

 

Leitura e TV facilitam muito a sua vida

Ah não ser que você tenha nascido acostumado a praticar mais de uma língua ao mesmo tempo, é normal, por mais avançado que você esteja em um segundo idioma, a dificuldade inicial de se comunicar e entender é normal e acontece com todo mundo. Por isso, ler revistas, jornais e ver televisão durante algum período do dia, auxilia bastante a começar a compreender melhor o idioma e adquirir fluência mais rápido!

 

Fuja dos brasileiros

Essa é uma dica bastante comum na realidade, mas nem sempre praticada. No entanto, é muito válida! Ela engloba alguns dos motivos citados acima em outras dicas, como, se adaptar mais rapidamente ao idioma e à nova cultura em que está inserido. Outro motivo que vale muito a pena você ter amigos de outros países e não se fechar em um círculo de brasileiros durante seu intercâmbio, é o fato de você poder ter amigos em vários lugares do mundo, e depois poder ir visitá-los, já pensou?

 

Mais informações sobre destinos de intercâmbio e programas, entre em contato com a gente!
Administrator

Analista de marketing digital na agência Sirius Soluções Digitais. Esporte preferido: Futebol, no qual sou fanático e acompanho o que for possível. Hobby: Jogar vídeo-game. Sonho: Viajar para diversos lugares.

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido