Existe uma idade certa para fazer intercâmbio?

22

nov
2016

Existe uma idade certa para fazer intercâmbio?

Postado por: Manu Cavalli/ 155 0

Não existe idade certa para fazer intercâmbio. Várias opções para todas as idades estão disponíveis nas agências.

Viver uma experiência em outro país, conhecer gente do mundo inteiro, aprender um ou mais idiomas. O intercâmbio no exterior é mais que uma vivência cultural, é um salto importante para uma carreira de sucesso, ajuda no amadurecimento e traz junto uma bagagem indescritível. Isso tem sido cada vez mais prioridade ente os estudantes no Brasil. Mas, antes de arrumar as malas e se arriscar em uma aventura lá fora, surge o questionamento: existe uma idade certa para fazer um intercâmbio? E qual é?

A verdade é que não existe uma idade adequada para fazer, e sim a ideal para cada tipo de intercâmbio. Na fase da adolescência, dos 13 aos 18 anos, é comum estudantes do ensino médio se aventurarem no exterior para fazer o high school. Além de estudarem por lá, eles aperfeiçoam o idioma ao mesmo tempo em que enriquecem culturalmente na convivência com nativos e estudantes de outros países. Programas teens no período das férias escolares também são indicados para esta faixa etária. Lá os alunos estudam outra língua ao mesmo passo que se divertem e passeiam pelo destino escolhido.

A opção a partir dos 16 anos é um curso de idioma. Esse é específico para o aprendizado de outra língua no exterior, com a flexibilidade do aluno em escolher o tipo de curso, o período e carga horária em que deseja estudar. Apesar de não existirem restrições etárias para os cursos de idiomas, é necessário que o aluno possa ter uma estrutura melhor e a maturidade para viajar sozinho, sem preocupações, fazendo da sua experiência ainda mais sólida.

Dos 17, 18 anos em diante, surgem as opções de graduação, pós-graduação, técnico, trabalho e estudo, voluntariado, entre outros. O intercâmbio universitário é um passo largo para o sucesso. Um diploma de uma universidade do exterior no currículo é, sem dúvidas, a meta de grande parte dos estudantes. Outros programas visam o trabalho mesclado com o estudo, trabalho voluntário, ou no período de férias de verão no hemisfério sul.

Engana-se quem pensa que o sonho de fazer intercâmbio para por aí, na casa dos 20 e tantos anos. Se você já chegou ou passou dos 30, ainda é hora para aprender outro idioma no exterior. Muitos executivos buscam programas em outros países para aperfeiçoar outra língua, otimizar a carreira e até mesmo se especializar. Muitas escolas de idiomas estão abrindo opções específicas para quem tem 30 anos ou mais, e uma imensa parte delas já contam com cursos de idioma para negócios. E não pense que parou por aí. Têm escolas que oferecem também opções de cursos para quem já tem 50 anos ou mais. Ou seja, sem desculpas, né?

Se você tinha alguma dúvida quanto à idade ideal para o seu intercâmbio, ela já está sanada. A hora é agora! Planeje seu curso, escolha seu destino e boa viagem. Ainda está indeciso? A TravelMate tem as melhores opções para você.

Administrator

Analista de marketing digital na agência Sirius Soluções Digitais. Esporte preferido: Futebol, no qual sou fanático e acompanho o que for possível. Hobby: Jogar vídeo-game. Sonho: Viajar para diversos lugares.

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido