19 motivos para fazer intercâmbio em 2019 

10

jan
2019

19 motivos para fazer intercâmbio em 2019 

Postado por: Sirius/ 387 0

A verdade é que não faltam motivos para qualquer estudante ou profissional sonhar em vivenciar a experiência de um intercâmbio, e aqui, inspirados pelo ano que acaba de começar, listaremos apenas 19 deles.

Existem diversos tipos de intercâmbios diferentes, que se encaixam especificamente em cada caso, compatível com cada um dos futuros intercambistas. No entanto, uma característica comum a todo o grupo é a vontade de desbravar um futuro diferente, impulsionador, desafiante e encantador.  

Se ainda lhe pairavam dúvidas sobre fazer ou não o seu intercâmbio neste ano, leve as razões a seguir em conta para estar certo de que um intercâmbio poderá ser a sua melhor decisão dos próximos 12 meses.

 1.  Aprendizado de idioma 

Sem enrolação: um dos melhores legados visíveis do seu intercâmbio é definitivamente o aprendizado e consequentemente a fluência de um novo idioma.

 2. Acima da média no mercado de trabalho 

A experiência de um intercâmbio na sua trajetória de vida te coloca degraus acima da média, principalmente quando o assunto é disputar uma vaga de trabalho.

 3.  Novas experiências 

Um intercâmbio proporciona as mais diferentes vivências, proporciona o erro e o aprendizado, proporciona o enfrentamento de dificuldades e consequentemente, a superação. Toda essa bagagem será extremamente útil para o seu crescimento pessoal e profissional.

 4. Contato com uma cultura diferente 

O contato com uma nova cultura lhe proporciona um aumento de empatia e um aumento da compreensão para entender o próximo. Ver de perto como o mundo funciona para um outro povo que não é o seu, é extremamente enriquecedor.

 5.  Revolucionar a sua rotina 

Às vezes estamos tanto tempo vivendo uma mesma rotina e basicamente vivenciando o mesmo dia a dia, que cansa. Passaram-se anos e você não percebeu muita evolução, mergulhar em um intercâmbio e se reinventar com certeza será libertador.

 6. Mudar de emprego

 Sair do emprego atual ou da atividade profissional a qual se exerce atualmente, para aterrissar em outro país, pode lhe abrir portas que você nunca conseguiria planejar por si só. Há fases em que precisamos deixar a vida nos levar.

 7. Conhecer a si próprio com mais profundidade

 Um intercâmbio nos permite muitos momentos a sós, isso é fato. Tais momentos podem ser essenciais para você passar mais tempo com si mesmo, aprofundar-se em situações de introspecção e abrir a sua mente para um novo eu. Vá em busca do que lhe faz feliz, sem julgamentos.

 8. Desafiar-se

Essa vale para todos os sentidos. Aproveite o novo ano para lhe propor esse novo desafio: como você se sairá enfrentando seus problemas e situações de imprevisto, sozinho(a)?

 9.Cogitou um ano sabático?

 Um intercâmbio nem sempre tem fins de estudo intensivo, trabalho árduo ou grandes compromissos. Se o seu caso é viajar para dar aquela espairecida, deixar a cultura e diversidade do outro país te tocar e te impulsionar para novos aprendizados, novas descobertas e novas histórias, um ano sabático pode lhe fazer bem. Além disso, muitas pessoas encontram soluções para grandes problemas ou dão grandes passos, em momentos de cabeça relaxada.

 10.  Precisa de férias pra ontem?

 Intercâmbios de férias se diferem de uma viagem ao acaso. Num intercâmbio, uma coisa é certa: você não voltará igual. Você vai estar aberto a aprender uma nova língua, a se conectar com pessoas, descobrir novos lugares por si só, e principalmente, descobrir a si mesmo. Pode ser a melhor férias da sua vida, com um legado que possivelmente nenhuma outra lhe proporcionará.

 11.  Esclarecer as suas ideias, definir o seu caminho

 Não é que um intercâmbio lhe trará as respostas para as suas dúvidas existenciais mais difíceis. Porém, às vezes nos vemos presos à rotinas que não nos permitem enxergar a nossa vida de fora. O melhor conselho que você pode obter nesses momentos de questionamentos sobre qual caminho seguir, virá de você mesmo, quando estiver com mente clara.

12. Descobrir novos talentos

 O contato com pessoas completamente diferentes do seu círculo atual, além de lhe ensinar um novo idioma e novos costumes, pode lhe impulsionar em direção da descoberta de um novo talento. É comum intercambistas se envolverem no entorno em questão, e se surpreenderem consigo mesmos. Se ver fazendo algo que você nunca imaginou, é no mínimo, interessante.

13.  Se por algum motivo mais forte, você precisa de mudanças

 Alguns momentos da vida como o sofrimento de grandes perdas, a casualidade da perda do emprego, ou a indecisão de qual faculdade cursar, nos trazem diferentes sentimentos, mas que de forma geral, pedem “novos ares”. Um intercâmbio pode ser a cura, o consolo, ou o alívio para essa ferida.

14.  Conhecer destinos turísticos

 A foto daquela paisagem ou monumento que você tanto admira pode estar a poucos metros diante de você. É incrível poder encontrar-se com monumentos icônicos mundiais, poder vê-los de perto, sentir o tamanho, a atmosfera, o contexto.  Vale a pena persegui-los.

15.  Fazer umas comprinhas

Não é regra, mas muitas e muitas vezes, o que queremos comprar é mais barato (e irresistível) lá fora.

16.  Conhecer, sentir e viver climas diferentes 

Sentir um frio de rachar por um período é gostoso, diferente e faz bem, se você estiver devidamente protegido, é claro. Se você tiver a sorte (sim, sorte) de sentir uma paisagem com bastante neve por perto, provavelmente nunca se esquecerá de como essa sensação é marcante. Com relação às outras estações, muda de país para país, mas sempre será uma nova sensação. O importante é vivenciar a experiência, e principalmente, curti-la.

 17.  Lidar com a burocracia e regras externas

 Importante para ter noção de comparação com o seu país nativo e aumentar o seu repertório de resolução de problemas

 18.  Aumentar o seu repertório de resolução de problemas

 Excelente gancho. Com tudo que um intercâmbio lhe apresenta, naturalmente você vai se tornando mais perspicaz, ágil e criativo para resolver problemas que cruzarem o seu caminho. A diversidade do seu entorno será uma das principais responsáveis por esse feito, além da necessária autonomia e responsabilidade.

19.  Não deixe para depois

Pode ser que esperar pelo momento que lhe parece perfeito para viver o seu intercâmbio, nunca te tire do país. A vida é agora, faça acontecer agora. Se você reconhece toda a importância de ter um intercâmbio em sua trajetória, e deseja vivê-lo, faça o que for preciso para se tornar realidade, agora.

Conte com a Travelmate para sentir na pele os 19 motivos para fazer um intercâmbio, e descobrir mais inúmeros deles.

 

 

Administrator

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido

Translate »