estudar e trabalhar na Austrália

17

ago
2018

5 dicas para quem vai estudar e trabalhar na Austrália

Postado por: Sirius/ 172 0

5 dicas para quem vai estudar e trabalhar na Austrália

A possibilidade de estudar e trabalhar ao mesmo tempo, é um dos fortes motivos que levam cada vez mais estudantes a optar por um intercâmbio na Austrália. O país oferece sob algumas condições mas de forma descomplicada, a possibilidade de visto de trabalho para estudantes internacionais. O visto de estudantes é concedido para aqueles que realizarão cursos no país cuja duração mínima é de 14 semanas.

Em resumo, o visto de estudante permite as seguintes condições:

– Para estudantes de cursos de inglês, cursos técnicos e cursos universitários como graduação, pós graduação e MBA, é possível trabalhar 40 horas quinzenais durante o período de estudos.

– Para estudantes de cursos universitários como mestrado ou doutorado, é possível trabalhar sem um limite de horas previamente especificadas.

Segundo o Australian Census, os brasileiros estão entre os imigrantes mais qualificados da Austrália, considerando que mais de 60% dos que vivem no país possuem diploma de graduação. Para os presentes e futuros intercambistas do país, é importante ter em mente que, se tratando de procurar e conseguir um trabalho, nem sempre o diploma vai determinar e direcionar para um emprego previsível, isto é, da sua área de formação.

Como o visto de trabalho para cursos mais populares como graduação, pós graduação, cursos técnicos e cursos de inglês, estabelece um limitador de carga horário para trabalho, é bastante comum que muitos estudantes acabem encontrando e topando um trabalho fora de sua área de formação. Na Austrália, muitas empresas contratam intercambistas para trabalhos de meio período.

As vagas de emprego na Austrália atendem aos mais diversos setores do mercado de trabalho, mas as vagas mais comuns para os intercambistas acontecem nos setores de varejo, turismo, vendas, turismo e hotelaria. Para alguns setores, como turismo e hotelaria, comumente são exigidos certificados específicos obtidos através de cursos rápidos realizados no país.

Considerando que um emprego durante o intercâmbio é um desejo da grande maioria dos intercambistas, e que por ser remunerado, ajuda (e muito) nos gastos, a Travelmate listou 5 promissórias dicas que podem ser decisivas na hora de encontrar um emprego na Austrália.

1. Procure por empregos compatíveis com a quantidade de horas permitidas pelo seu visto

Se você tiver essa limitação, vai ser muito difícil conseguir uma vaga de trabalho que demande grandes responsabilidades ou um engajamento técnico muito alto. Geralmente, as ocupações para quem pode trabalhar somente meio período rondam um mercado um pouco mais informal.

2. Invista em cursos rápidos para se especializar

Determinados empregos na Austrália demandam alguns certificados específicos que podem ser conseguidos de forma rápida e sem tanto esforço. Investir neles irá te impulsionar ao encontro da vaga de trabalho que você deseja pois seguramente fará você se destacar entre os outros candidatos.

3. Ter a própria bicicleta pode fazer a diferença

Alguns empregos, como delivery em empresas como Deliveroo ou Foodora, pedem que os trabalhadores tenham a sua própria bicicleta. A boa notícia é que empresas assim estão constantemente procurando por trabalhadores ocasionais. Boa chance de levantar uma boa graninha.

4. Se cadastre em agências de recrutamento

As agências ou plataformas de recrutamento podem ser decisivas na hora de encontrar um emprego. Muitas empresas na Austrália as utilizam como apoio para preencher as vagas de trabalho. As plataformas mais comuns da Austrália são: Hays, Randstad Australia ou Adecco.

5. Além de se cadastrar em plataformas esperando um contato chegar, procure você mesmo pelas vagas

É possível expandir as buscas através de alguns outros canais. Os empregos part time e trabalhos ocasionais estão listados por toda a parte, basta procurá-los. Sites como Seek, Gumtree, Adzuna ou Career One apresentam diversas vagas para os mais diversos interesses.

Outra dica imprescindível para quem procura emprego, é estar sempre verificando comunicados públicos, como aqueles que ficam expostos nas universidades, supermercados, bibliotecas ou nas vitrines de lojas. Não esqueça ainda, de sempre externar a sua busca e necessidade para as pessoas próximas. Alguém pode acabar de ajudando nessa.

Conte com a Travalmate para realizar o sonho de ter uma experiência completa de  estudar e trabalhar na Austrália na Austrália. Clique aqui para falar com um de nossos consultores e conheça os nossos pacotes.

Administrator

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido