03

jul
2019

5 motivos para fazer uma graduação no exterior

Postado por: Sirius/ 709 0

Procurando um divisor de águas para seus estudos e carreira? Então a graduação no exterior pode ser uma boa opção pra você. Com vários formatos, essa modalidade de estudos permite que você se prepare para as demandas do mercado de trabalho ou tenha cursos essencialmente acadêmicos nas melhores universidades do mundo. 

Na hora de decidir entre esse tipo de intercâmbio e os cursos comuns de idiomas no exterior, muitas dúvidas aparecem. Afinal, por que devo optar pela graduação no exterior? A escolha, claro, irá sempre depender dos seus motivos pessoais. Mas, vamos te auxiliar mostrando alguns dos benefícios.

Internacionalização do currículo

O fato de ter uma graduação no exterior é um grande diferencial para o currículo. Cada vez mais, empresas buscam por profissionais com bagagem internacional. E no mercado competitivo, esse é um dos fatores que te deixam a frente, já que as empresas procuram por pessoas que tiveram contato com a diversidade cultural, que tenham capacidade de se adaptar às mudanças e, claro, com a fluência em outro idioma.

Fluência no idioma

A prática é muito diferente do que a teoria. E esse é um ganho imediato de quem vai estudar no exterior: aprender um novo idioma de forma mais rápida. Ter a fluência em outra língua com certeza abrirá portas e oportunidades. E não precisa ter medo: grande parte dos estrangeiros está acostumada a receber visitantes de outros países. Por isso, eles podem lhe ajudar com o idioma.

Uma importante dica para quem quer fazer uma graduação no exterior é: evite ficar apenas com os brasileiros.  Por mais que eles ajudem a matar as saudades de casa, entre eles você acaba só falando português. Por isso, exercite o idioma com os nativos.

Desenvolvimento pessoal

Uma das coisas mais importantes ao se fazer uma graduação no exterior é a oportunidade de autoconhecimento. Com a experiência, você muda a forma de ver o mundo, e isso consequentemente reflete em você. Além disso, são muitas as experiências desafiadoras, que exigirão equilíbrio e desenvolvimento.

Experiência acadêmica diversa

De uma coisa você pode ter certeza: a graduação no exterior te trará experiências completamente diferentes. As universidades estrangeiras proporcionam metodologias de ensino diferenciadas e a maioria delas possibilita a flexibilidade acadêmica, ou seja, você pode escolher as matérias que possui mais afinidade.

Contatos importantes e possibilidade de trabalho

Ao conhecer novas pessoas durante a sua graduação no exterior, você pode fazer contatos valiosos que poderão te auxiliar em algum momento – principalmente se você tem o objetivo de voltar para aquele país em busca de trabalho, por exemplo. Quando se está em outro país e tem contato com pessoas das mais diferentes origens, isso pode representar uma importante ferramenta de networking, podendo inclusive, fazer valiosos laços profissionais.

 

Administrator

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido