17

jan
2018

6 dicas para economizar durante o seu intercâmbio

Postado por: Tatiana Serbena/ 955 0

Quando o assunto é dinheiro, é preciso se planejar. Caso contrário, o risco de faltar aquela quantidade essencial no final é grande. Uma vez estando no país de destino, você passará a ter alguns gastos fixos que provavelmente não estava acostumado a se preocupar enquanto morava no Brasil. Pode ser que você seja o responsável por fazer toda a compra no mercado, a escolher a melhor maneira de se deslocar, a viajar para conhecer lugares novos, a comprar alguma coisa para casa se ocorrer algum imprevisto, a comprar alguma roupa nova, a escolher o que dá e o que não dá para consumir em restaurantes e por aí vai. Sem contar os gastos relacionados aos estudos, que envolvem basicamente a mensalidade e custos de materiais didáticos.

 Pensando em todos esses compromissos, listamos algumas dicas que podem ser muito úteis na hora de te ajudar a poupar dinheiro.

1.      Compartilhe moradia

Morar sozinho pode parecer melhor para alguns, mas dividir com uma ou mais pessoas o lugar que você mora tem vantagens que vão além da economia. Fora poder economizar uma quantia considerável por mês, ainda tem a questão da companhia e convivência com pessoas de diferentes culturas.

2.     Conheça a região

Principalmente se você estiver morando em uma cidade turística, saber onde são os lugares preferidos dos nativos te ajudará muito a economizar uma quantia considerável no final do mês. Em praticamente todas as cidades existem mercados mais caros, que são aqueles centrais e mais frequentados por turistas e os mercados mais baratos, que somente quem vive há mais tempo na região conhece. Procure ter claro onde determinado item é mais barato e se torne fiel ao melhor preço, mesmo que isso demande se deslocar um pouco mais.

 3.      Aproveite os descontos para estudantes

De pouquinho em pouquinho e economizando aqui e ali, você vai notar que saber aproveitar os descontos (por menores que sejam) vale muito a pena no fim das contas, literalmente. Procure saber os descontos para estudantes que acontecem na sua cidade, pois diversas lojas, supermercados e restaurantes costumam ter parcerias com universidades ao redor.

 4.      Opte pela bicicleta

Por mais barato que possa custar o ônibus ou metrô na cidade que você estiver morando, não deixa de ser um custo fixo. Caso seja possível, opte por meios alternativos. A bicicleta, por exemplo, é uma ótima opção em países europeus, que geralmente tem essa cultura enraizada.

6 dicas para economizar durante o seu intercâmbio
6 dicas para economizar durante o seu intercâmbio

 5.      Alimentação 

Comer fora versus cozinhar em casa é uma escolha que pode disparar os seus gastos mensais ou fazer você poupar bastante dinheiro. Em qualquer lugar do mundo, se alimentar em cafés e restaurantes é sempre muito mais caro. Por isso, vá a supermercados que você já identificou como econômico, compre o necessário e faça suas refeições em casa.

 6.      Se for viajar, compre passagens com antecedência

A palavra da vez para quem quer economizar é planejamento. Com antecedência, é possível conseguir os melhores preços, tanto de passagens quanto de hospedagem, caso viajar para outros lugares faça parte dos seus planos.

 

Comece agora a planejar o seu intercâmbio! Fale com Travelmate e conheça os nossos pacotes.

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido