17

set
2020

Agência de intercâmbio: o que avaliar na hora de contratar?

Postado por: TravelMATE Intercâmbio/ 58 0

Todas as pessoas que pensam em estudar fora do país acabam buscando pelo suporte de uma agência de intercâmbio. Afinal de contas ninguém quer passar sufoco na hora de realizar o seu sonho, não é mesmo? Se esse é o seu caso, então saiba o que considerar antes de contratar uma empresa especializada e ter tranquilidade do começo ao fim da sua viagem.

Quando você começa a fazer seu planejamento, automaticamente vai filtrando todas das possibilidades: destinos, valores de passagem, modalidades, vistos, custos, acomodações e agências de intercâmbio. Não necessariamente nessa ordem, é claro, mas as informações começam a aparecer. E quanto mais você procura, mais opções encontra. 

Acontece que o momento de decidir qual a empresa irá guiar sua jornada é muito importante. Escolher com cautela evita problemas durante todo o processo. Até mesmo porque o objetivo de contar com o suporte de profissionais qualificados é justamente não ter transtornos, principalmente quando você estiver em um país “desconhecido”. 

Mas, com tantas opções disponíveis pode ser que você não tenha certeza sobre o que avaliar. Por isso no artigo de hoje trouxemos os principais aspectos a serem observados antes de decidir por uma agência de intercâmbio. 

Pesquise sobre a empresa

Vá atrás de todas as informações que conseguir sobre a agência em questão. Infelizmente, nem todas as que você vai se deparar cumprem suas obrigações. Então, não poupe esforços nessa pesquisa inicial e verifique se:

  • Possui CNPJ e endereço fixo no Brasil 
  • Tem reclamações em sites como o Reclame Aqui e se as reclamações são resolvidas
  • Se está envolvida em processos judiciais 
  • Quanto tempo está no mercado 
  • É conveniada a instituições de qualidade e possui SELO BELTA 
  • Tem boas referências no mercado com depoimentos reais de intercambistas 

Parece meio chato, mas essa pesquisa é o que irá garantir que você esteja contratando uma empresa confiável e com a credibilidade esperada. 

Compare as ofertas

Sabe aquele velho ditado de que o barato pode sair caro? Pois bem, desconfie daquelas que façam ofertas com valores muito diferentes dos que você tem visto. As agências podem trabalhar com valores e pacotes diferenciados, mas se perceber que tem algo muito fora da realidade não custa nada redobrar a atenção. 

Até mesmo porque você precisa ter em mente o que cada agência está oferecendo no pacote. Quais serviços cada uma disponibiliza? Com quais escolas ela trabalha? Tudo isso pode influenciar no valor final e, por esse motivo, é tão importante olhar detalhadamente para cada oferta recebida. Assim conseguirá ponderar qual atende melhor a sua expectativa. 

Converse com ex-intercambistas

Essas, sem dúvida, são as melhores pessoas para falar a respeito do serviço da agência. É claro que as opiniões são pessoais, e nem sempre demonstram com fidelidade a realidade. Atente-se aos feedbacks muito emocionais, tanto para um lado como para o outro.

Mas, se de um modo geral a maioria fizer relatos positivos, existe maior probabilidade em não ter surpresas desagradáveis, concorda? Por outro lado se houver mais relatos negativos, ao menos já saberá qual não escolher. 

Verifique o suporte da agência de intercâmbio no destino de interesse

Mesmo que não haja uma sede por lá é fundamental ter uma referência nos países em que atuam. Pode ser uma única pessoa, mas saber que você terá esse suporte quando estiver fora do país fará sentir mais segurança. Já que caso surja algum problema durante sua estadia saberá a quem recorrer para ajudar a solucioná-lo. 

Atendimento

Muitas pessoas acabam se atendo apenas ao contato realizado inicialmente. Mas esquecem que o principal de tudo é saber como os consultores de intercâmbio continuam auxiliando e atendendo seus intercambistas ao longo do processo. Os canais de comunicação também devem estar disponíveis para que você entre em contato quando necessário, seja antes ou depois de embarcar. 

Outro ponto importante sobre essa questão é a transparência. Tenha certeza de que todas as etapas estejam sendo bem claras, sem cláusulas disfarçadas. E sempre que tiver alguma dúvida não deixe de questionar. Quanto mais informações você extrair, mais precisa será sua análise sobre a empresa e mais assertiva será sua decisão. 

Tenha calma ao escolher sua agência de intercâmbio 

Tenha calma na hora de escolher uma Agência de intercâmbio

É claro que a ansiedade pode tomar conta e induzir que você não planeje todas as etapas corretamente. Contudo, principalmente a fase de decidir quem vai auxiliar em sua vivência precisa ser feita com calma. 

Se a empresa que você mais se identificou for séria, ela não irá se importar em esclarecer suas dúvidas. Pergunte tudo o que precisa saber e pense sobre os aspectos que listamos acima. Eles são parte essencial para o sucesso de sua escolha. 

Aqui na TravelMATE, por exemplo, nossos consultores são ex-intercambistas. Portanto sabem exatamente como funciona todo o processo. O conhecimento de ter vivido os mesmos anseios permite que eles entendam a importância de cada questionamento. Então, se estiver precisando de algum auxílio, não deixe de fazer contato conosco através do WhatsApp

Além disso, somos uma agência selo BELTA o que significa mais segurança para você! Já que ele é concedido apenas para as melhores empresas de intercâmbio do Brasil.

Nós queremos ser mais do que sua agência de intercâmbio. Queremos ser o apoio para que você conquiste com tranquilidade o seu objetivo de viver momentos incríveis fora do país. Sabemos o quão desafiador é planejar um intercâmbio. Por isso, saiba que pode contar conosco para transformar sua experiência internacional em uma memória pra vida toda

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido