28

maio
2019

Conheça as principais dicas para planejar o intercâmbio

Postado por: Sirius/ 535 0

 

A escolha dos jovens pelo intercâmbio tem aumentado a cada ano. Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), no ano passado, o Brasil atingiu a marca inédita de 302 mil estudantes no exterior. Isso mostra que os intercambistas têm opções mais atrativas e estão mais preparados para planejar o intercâmbio.

As primeiras pesquisas sobre o intercâmbio começam, muitas vezes, anos antes da viagem em si. Mas muitas dúvidas são comuns: com quanto tempo preciso me programar? Como escolher o destino? Por isso, separamos algumas das principais dicas para quem decidiu viajar ao exterior.

Tempo para planejar

O tempo de antecedência é relativamente simples: quanto antes começar o planejamento, antes você começa a guardar dinheiro. O ideal para planejar o intercâmbio é começar pelo menos um ano antes, para que assim seja possível cuidar de cada detalhe com calma.

Definir objetivos

As agências de intercâmbio têm oferecido cada vez mais opções para quem deseja morar no exterior. Por isso, é essencial definir os principais objetivos da viagem. Entre os programas mais conhecidos estão os de High School, para estudar no exterior, Work & Travel, para trabalhar e estudar, voluntariados e especializações. Após avaliar quais são os pacotes oferecidos pelas agências, é importante definir as prioridades.

Escolher seu destino

O destino escolhido deve levar em conta seus objetivos. Caso você queira aprender inglês, pode optar pelos lugares mais preferidos dos intercambistas, como Canadá, Londres e Nova Iorque, ou pode escolher por outros mais em conta, que também permitem que você aprenda inglês, como Malta e África do Sul. Caso a prioridade seja trabalhar, pesquise pelos países que oferecem essa opção. Outro ponto importante é considerar suas próprias preferências, como gostar mais de calor do que de frio ou preferir cidades históricas, por exemplo.

Uma das dicas mais importantes é: não esqueça de considerar o custo de vida. Esse é um dos fatores que devem ser levados em conta no planejamento. Os lugares um pouco menos cobiçados podem te ajudar a economizar. Leve em conta, também, a conversão do real para a moeda vigente naquele país.

Fique atento aos documentos necessários

Alguns destinos possuem pré-requisitos para estrangeiros. Um exemplo disso é o próprio visto. Mas não se preocupe! As agências especializadas já possuem um check list do que é necessário para cada país. Outra importante dica ao planejar o intercâmbio é comprar a passagem com antecedência para conseguir melhores preços. Inclusive, não esqueça de revisar os pacotes das agências, já que muitas vezes o valor não engloba a passagem aérea.

Busque agências confiáveis

São inúmeras agências de viagens com programas de intercâmbio. Mas, esteja certo que de que você está escolhendo uma empresa confiável. Pesquisar sobre ela, ir até a sede para conhecê-la e, se possível, conversar com alguém que já viajou com a agência, pode te ajudar a não se arrepender da escolha. Aqui na Travelmate temos várias opções para você realizar seu sonho!

Administrator

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido

Translate »