29

jun
2020

Ensino superior na Irlanda: você sabe como funciona?

Postado por: TravelMATE Intercâmbio/ 60 0

É muito comum pensarmos na Irlanda para realizar somente o curso de idioma, certo? Normalmente, não pensamos no país para o ensino superior, mas há ótimas oportunidades e diversos cursos. As principais universidades estão entre as 300 melhores do mundo em um total de 30 mil instituições. Além disso, a Irlanda tem um dos melhores sistema de educação do mundo. Por isso, nesse artigo explicaremos tudo o que você precisa saber sobre ensino superior na Irlanda.

A economia irlandesa está crescendo bastante, dessa forma, dando oportunidade aos estudantes internacionais trabalharem ao longo do curso como part-time (20 horas semanais) e Full-time nas férias (40 horas semanais). Ao mesmo tempo, o salário é pago por hora e é um dos salários mínimos mais altos da Europa. Atualmente, muitas empresas possuem escritórios na Irlanda, como: Google, Deloitte, Microsoft, Linkedln e outras que possibilitam muitas oportunidades aos estudantes universitários.

O governo irlandês possui um órgão educacional para promover suas instituições de ensino superior do país e incentivar os estrangeiros a irem estudar por lá. A Travelmate foi convidada por esse órgão para visitar e conhecer algumas das universidades e suas estruturas fantásticas.

IRISH NATIONAL FRAMEWORK OF QUALIFICATIONS (NFQ)

Para que você entenda como funciona o ensino superior na Irlanda, é importante saber que a educação é dividida por nível. Sendo do 1º ao 6º cursos técnicos. A partir do nível 7 são bacharelados, mestrados e doutorados (universidades e institutos de tecnologia).

 

ensino superior na irlanda

 

NFQ Level 7 – Ordinary Bachelor Degree (Bacharelado)

Os cursos, normalmente, duram três anos e permitem que o estudante tenha o diploma de bacharelado. Existem várias opções de programas dentro das universidades e institutos tecnológicos.  

Portanto, se você conquistar o diploma com honras, você se qualifica para o NFQ Level 8 – Honours Bachelor Degree.

NFQ Level 8 – Higher Diploma (Diploma superior)  

Após finalizar o curso de bacharelado, o estudante pode optar pelo diploma superior, que necessita mais um ano de estudos. Para muitas empresas, essa certificação equivale ao diploma de pós-graduação.

NFQ Level 9 – Postgraduate Diploma (Pós graduação) / Masters Degree – Mestrado

Os cursos podem ser entre 1 a 3 anos. São oferecidos em vários campos. Pode ser um curso com base em pesquisas e, geralmente, envolve a necessidade da entrega de uma tese. 

NFQ Level 10 – Doctoral Degree – Doutorado

Por último, o nível 10. Com duração de aproximadamente quatro anos, é feito com uma tese baseada em alguma pesquisa da área escolhida.

Ensino Superior na Irlanda

E como funciona o processo para fazer ensino superior na Irlanda

 

Processo admissional

As instituições querem estudantes sérios e comprometidos para serem aprovados! Com isso, as notas são relevantes, principalmente, para bolsa. O nível de inglês é exigido e comprovado por uma prova de proficiência: TOEFL ou IELTS.  

Para estudantes saindo do ensino médio deve fazer o Foundation year (um ano acadêmico dentro da universidade, pois o ensino médio na Europa há um ano a mais do que no Brasil).  Assim como para mestrados serão solicitados redações, currículos e até mesmo entrevistas.

Prazos

A maioria das instituições inicia em setembro de cada ano. Porém, os prazos para análise dos documentos é até março, pois as universidades precisarão de tempo para analisar e dar uma posição sendo negativa ou positiva. Portanto, é muito importante se preparar com antecedência para todo o tramite.

Visto

Brasileiro não precisa de visto. Chega ao país com aceitação da universidade, passaporte e, seguro saúde.  Os estudantes têm três meses para se cadastrar na imigração. Dessa maneira, receberá um documento, como se fosse nosso CPF, para trabalhar legalmente e ganhar sua remuneração. 

Aos estudantes que estão indo para Dublin, tem que marcar horário na imigração, pois há muita procura e pouco horário. Portanto, o ideal é realizar o agendamento aqui no Brasil dois meses antes de viajar. 

Mas, caso seja outra região, não haverá necessidade é só ir à imigração levando consigo a carta da universidade, passaporte e extrato bancário com 3 mil euros (Pode ser extrato bancário do Brasil). Porém, essa comprovação será somente para o primeiro ano, para os próximos não haverá necessidade. Esse procedimento junto a imigração é pago, em torno de 300 euros. O documento será válido por um ano. 

Com o visto em mãos o estudante poderá trabalhar até 20 horas semanais ao longo do curso e 40 horas semanais durante as férias. Caso o estudante faça um mestrado terá  mais dois anos em que poderá apenas  trabalhar.  O primeiro ano é  automático, porém, o segundo ano precisa solicitar à imigração.

Investimento para ensino superior na Irlanda

As instituições irlandesas irão lecionar em inglês. O investimento será entre 8 mil a 20 mil euros ao ano. Moradia e Alimentação estimamos um valor de 1.000 euros mês. 

Obs.: Para ter condição diferenciada no valor da tuition com o passaporte europeu, é necessário comprovar residência no país no mínimo 3 anos pagando impostos. 

Instituições parceiras 

Aqui na Travelmate nós contamos com parceria das melhores instituições de ensino superior na Irlanda, conforme você confere a seguir: 

 

TRINITY COLLEGE DUBLIN  

Fundada em 1592. É a instituição de ensino superior mais antiga da Irlanda e além disso, também a que melhor representa os irlandeses no ranking internacional. 

 

UNIVERSITY OF LIMERICK

A Universidade se destaca em cursos inovadores e tem forte relevância para o mercado de trabalho. 

 

UNIVERSITY COLLEGE DUBLIN

É outra tradicional universidade irlandesa. Fundada em 1854, com mais de 33 mil alunos, a universidade se divide em cinco faculdades.

 

UNIVERSITY COLLEGE CORK

É a quarta mais bem colocada universidade irlandesa nos rankings internacionais. Com mais de 20 mil alunos, a universidade tem um dos principais departamentos de pesquisa do país.

 

DUBLIN CITY UNIVERSITY

A instituição foi criada em 1975 e, atualmente, tem 12 mil alunos matriculados, sendo que 2 mil são estrangeiros. 

 

NUI – NATIONAL UNIVERSITY OF IRELAND – GALWAY

 Possui mais de 18 mil estudantes. Além disso, é considerada a melhor instituição em Business e Engenharia do país. Oferece cursos de graduação e pós-graduação.

 

DUBLIN BUSINESS SCHOOL

Fundada em 1975, oferece cursos de graduação, pós-graduação e profissionalizantes com carga horária integral ou de meio período. 

 

CORK INSTITUTE OF TECHNOLOGY (CIT)

A instituição recebe fundos da Enterprise Ireland para investimento em projetos. 

 

TU DUBLIN

 É a primeira universidade tecnológica da Irlanda. á diversos cursos na TU Dublin sendo destacado a Arquitetura que está em primeiro no país.

 

ATHLONE INSTITUTE OF TECHNOLOGY – Athlone

 O instituto é reconhecido na Irlanda como uma das mais bem sucedidas instituição de ensino superior para financiamento de pesquisas acadêmicas. Oferece programas acadêmicos em Business, Humanas Engenharia e Ciências.

 

MARY IMMACULATE COLLEGE – LIMERICK

Fundada em 1898. Ela é uma Faculdade Católica de Educação e Artes Liberais e oferece uma variedade de graduações e pós-graduações. Tem um programa de intercâmbio internacional entre muitas instituições e além disso, recebe mais de 70 intercambistas todos os anos

 

GRIFFITH COLLEGE DUBLIN

 Fundada em 1974, essa universidade possui 8 mil estudantes, dos quais 1.400 são estrangeiros de 77 países diferentes.

Logo, como você pode ver, cada uma dessas instituições possuem suas peculiaridades. Portanto, o ideal é se informar bem sobre cada uma delas para começar a planejar seu ensino superior na Irlanda. Caso você tenha dúvidas entre em contato pelo nosso whatsapp. Nós podemos esclarecer seus questionamentos e juntos vamos encontrar o melhor caminho para você materializar seus sonhos!

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido

Translate »