10

nov
2020

Já pensou em estudar em Portugal usando a nota do ENEM?

Postado por: TravelMate Intercâmbio/ 31 0

Fazer um curso superior fora do país é o sonho de muitos brasileiros. Nos últimos anos, Portugal tem despontado como um dos destinos mais procurados, e esse objetivo se tornou mais fácil de ser alcançado graças ao Exame Nacional do Ensino Médio. Isso mesmo, o ENEM. Você sabia que é possível estudar em Portugal usando a nota do ENEM para ingressar em universidades?

O ENEM Portugal, como é chamado o programa do Inep em parceria com instituições portuguesas, foi criado em 2014. Nesses sete anos, são mais de 40 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores que garantem a estudantes brasileiros o acesso a cursos de graduação em Portugal, como a Universidade do Algarve, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e o Instituto Politécnico do Porto (IPP). 

 

 

Por que estudar em Portugal?

Segundo uma pesquisa da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros (APEB), cerca de 38% dos imigrantes que estudam em instituições de ensino superior em Portugal são brasileiros. É a maior comunidade estrangeira do país. Mas o que leva esses estudantes a buscarem qualificação em universidades portuguesas? 

 

  • A facilidade com o idioma 

Em Portugal, o idioma oficial é o Português. Para estudar em universidades locais, não é necessário um teste de proficiência da língua, como o TOEFL ou o IELTS. Contudo, não se engane com a similaridade. Muitas palavras possuem significados diferentes, então vale uma pesquisa antes de começar a conversar com um português. Banheiro é casa de banho e ônibus é autocarro, por exemplo. Se você buscar se aprimorar em outros idiomas, pode encaixar em sua grade curricular aulas de inglês, francês, espanhol, entre outros. 

 

  • Custo de vida e clima

Comparado a outras capitais do continente europeu, o custo de vida no país é menor. Dependendo do visto, é possível trabalhar e estudar em Portugal. O clima também influencia na escolha, pois o inverno é menos rigoroso do que em outras localidades europeias. 

 

  • Qualidade do ensino e localização 

A qualidade de ensino das instituições portuguesas conquistam muitos brasileiros que buscam permanecer na Europa e ingressar no mercado de trabalho. A localização e a facilidade de se locomover e de viajar para outros países europeus também é um fator importante. Você pode viajar de trem de Lisboa para Madrid, na Espanha, em 1 dia, ou pegar um voo e pousar em qualquer país europeu em poucas horas. 

 

Vale lembrar que as instituições que aceitam o ENEM em Portugal têm liberdade para definir a nota de corte de ingresso, como na Universidade do Porto, onde as notas têm um peso diferente para cada curso. As datas de matrícula, prazos de inscrição, mensalidades e números de vagas também variam de acordo com cada instituição.

 

No site do Inep, você encontra a lista completa de instituições de ensino superior portuguesas que aceitam a nota do ENEM, e, para te ajudar nesse processo, você pode contar com a assessoria universitária da TravelMate! Nós vamos te ajudar a escolher a melhor instituição de ensino de acordo com os seus objetivos pessoais e profissionais, vamos auxiliar em todo o processo de matrícula, preparação para a viagem e também depois do seu embarque, ou seja, todo o auxílio e segurança que você merece, mate! Entre em contato conosco e comece agora mesmo a planejar seu intercâmbio para 2021!

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido

Translate »