08

out
2020

Intercâmbio de férias:  uma opção incrível, completa e super segura para seus filhos

Postado por: TravelMATE Intercâmbio/ 57 0

Você já pensou sobre seu filho participar de um intercâmbio de férias escolares? É claro que essa ideia, logo de imediato, já chega acompanhada de muitas dúvidas. Geralmente, as principais são: “Será que eu devo deixar meu filho fazer isso? É seguro? Quais os reais benefícios? Ele vai realmente aproveitar?”. Todas essas dúvidas são perfeitamente naturais. Pensar em deixar um adolescente passar um período sem os pais em outro país – por menor que seja o tempo – pode realmente ser desafiador. 

Mas calma, como nós sempre recebemos questionamentos semelhantes, podemos ajudar a esclarecer todas essas dúvidas. Por isso, o artigo de hoje foi elaborado para que você perceba que é seguro deixar que seus filhos viajem sem a sua companhia! Até mesmo porque os adolescentes nunca ficam sem supervisão e sempre terá alguém acompanhando a rotina deles. 

Pode ter certeza que essa sua insegurança irá se desfazer ainda mais quando você perceber o quanto essa experiência incrível pode colaborar para o desenvolvimento pessoal do seu filho. Confira!

Será que eu devo mesmo deixar meu filho ir? 

Bom, é claro que essa é uma decisão muito pessoal que deve ser avaliada por cada família. Mas é válido dizer que ao fazer um intercâmbio de férias o jovem terá a sua primeira experiência de como é vivenciar outra cultura. O que é uma grande oportunidade para aprender a desenvolver novas habilidades, ganhar maturidade e muitas outras competências. Por isso, nós separamos alguns motivos para te convencer de que essa pode ser uma excelente alternativa

 

É a melhor maneira de aprimorar ou aprender o idioma 

Bem, apesar de esse motivo ser meio óbvio ele sempre vai merecer destaque. Simplesmente não existe maneira mais eficiente de aprender ou aprimorar outro idioma do que viver a cultura de outro país. Aliás, nem anos de cursinho se comparam ao conhecimento adquirido em poucas semanas durante o intercâmbio de férias. 

Quando o adolescente faz uma imersão no cotidiano, consegue se dedicar totalmente ao idioma. Isso porque sua rotina estimula constantemente o contato com a língua estrangeira nas mais diversas situações. 

 

Desenvolvimento pessoal

Esse período da adolescência entre 12 e 17 anos é quando começa a ocorrer a transição para a fase adulta. Desenvolver o senso de responsabilidade, independência, maturidade, autoconfiança e autoconhecimento é muito importante. 

E, por mais que a experiência não seja de longa duração, enquanto o jovem está participando do programa, automaticamente precisa utilizar essas competências. Estando longe dos pais precisam controlar o dinheiro que levaram, tomar conta de seus pertences pessoais e de si mesmo e ter a iniciativa de guiar suas próprias decisões.  

 

Adquirir as tão faladas “Soft Skills” 

Estar em contato com uma cultura diferente da habitual é algo muito enriquecedor. Além da própria questão do convívio com pessoas locais e seus costumes, existe outro ponto interessante. O desenvolvimento de habilidades interpessoais – extremamente comentadas hoje em dia – que são as “Softs Skills”

Essas competências são as mais valorizadas no mercado de trabalho. Liderança, capacidade de adaptação, boa comunicação, proatividade, colaboração, criatividade, liderança, socialização e resolução de problemas são algumas delas. 

Mesmo que pareça meio precoce pensar sobre isso, não há como adquirir essas habilidades em salas de aula ou cursos. Elas só são desenvolvidas a partir das vivências experimentadas ao longo da vida. E, claro, o intercâmbio de férias pode colaborar muito para desenvolvê-las de forma natural e ao mesmo tempo divertida, pois, a todo momento, mesmo durante o lazer, os jovens são estimulados a se comunicarem uns com os outros, a trabalharem em equipe e a descobrirem maneiras de resolver as adversidades que possam surgir.  

E como funcionam os programas de intercâmbio de férias? 

Aqui na TravelMATE esse tipo de intercâmbio de férias voltado exclusivamente para adolescentes entre 12 e 17 anos é conhecido por Teen Program. Como nessa faixa etária os jovens estão matriculados no ensino regular, as datas de embarque acontecem em janeiro e julho, o que não interfere em nada no ano letivo.

Essa é uma excelente alternativa para aproveitar as férias escolares da melhor forma. Pois é possível unir o aprendizado do idioma com muita diversão, conhecer lugares incríveis e fazer um tour por pontos turísticos do destino escolhido. 

Ah! Apenas para que se saiba, esses programas também são conhecidos como Summer Programs ou Summer Camps se o embarque for no meio do ano e Winter Programs ou Winter Camps se o embarque acontecer no começo do ano.  

Por falar nisso, nós oferecemos duas opções de destino: 

Intercâmbio de férias para adolescentes

London Teen Program: as aulas e acomodação acontecem no campus da Brunel University, localizada em Uxbridge, nos arredores de Londres, com grande facilidade de transporte público e acesso a todos os tipos de atrações. 

Durante o período, que pode variar de 2 a 4 semanas, o estudante participa de várias atividades nas quais pode praticar inglês e se divertir.  Veja abaixo os passeios já inclusos no programa:

  • Big Ben;
  • Tower Bridge;
  •  London Tour no Double Decker Bus;
  • Palácio de Buckingham e troca da guarda;
  • British Museum;
  • Visita ao Harry Potter Studios;
  • Viagem a Oxford para visita a Universidade e ao Castelo de Oxford.

Ou seja, dá pra viver momentos incríveis e inesquecíveis na terra da Rainha, não é mesmo?  

Vancouver Teen Program: Tem duração de 17 dias e acontece na incrível Vancouver, no Canadá. Durante a viagem, é possível aprimorar o inglês e ainda conhecer essa cidade que conta com atrações para todas as idades. Um lugar com montanhas nevadas, florestas e praia, além de uma vasta diversidade cultural. O programa combina aulas pela manhã, atividades e passeios à tarde e excursão no final de semana. 

As aulas e a acomodação acontecem na University of British Columbia e os estudantes podem utilizar toda a estrutura do campus, como biblioteca, piscinas, quadras de tênis e squash, campos de futebol e beisebol. Com isso, a experiência se torna ainda mais completa e enriquecedora. 

Ok, mas é seguro fazer um intercâmbio de férias? 

Sim. É totalmente seguro desde que você tenha cuidado ao escolher a agência que acompanhará seu filho ou sua filha. Na TravelMATE, por exemplo, você pode ter total certeza de que a viagem será incrível: unindo aprendizado, diversão, cultura, novos amigos e passeios inesquecíveis.

Tudo isso, é claro, com acompanhamento de nossos monitores durante 24h por dia. Isso mesmo! Os adolescentes são supervisionados o tempo todo por profissionais experientes capazes de lidar com as mais diversas situações. 

Portanto, os intercambistas recebem suporte desde antes do embarque e podem continuar contando com o auxílio dos monitores durante todo o período, até o momento de retornar ao Brasil. 

Nossa equipe repassa informações constantemente aos pais que costumam ficar apreensivos querendo saber notícias de seus filhos. Mas, com toda a ajuda que a tecnologia proporciona, é como se você estivesse vivendo cada momento junto com eles, mesmo sem estar lá. 

Se você quiser saber mais informações sobre o programa de intercâmbio de férias, o que é preciso para participar, quais as próximas datas de embarque, investimento ou esclarecer qualquer outra dúvida, fale conosco pelo WhatsApp. Será um prazer auxiliar a planejar uma das experiências mais inesquecíveis – e enriquecedoras – do seu filho ou filha. 

 

  

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido

Translate »