os principais exames de inglês

10

dez
2018

Os principais exames de inglês: TOEFL, IELTS ou Cambridge Tests?

Postado por: Sirius/ 210 0

Os principais exames de inglês: TOEFL, IELTS ou Cambridge Tests?

 

Para todos aqueles que se dedicam ao aprendizado de um idioma, passar pelo exame de proficiência dá sempre um frio na barriga. A sensação se acentua, quando a aprovação no exame está condicionada à concretização do seu intercâmbio, que depende do resultado dessa prova. Ter uma certificação como essa, é sempre uma exigência caso você queira, por exemplo, ingressar em algum curso no exterior, concorrer a uma bolsa de estudos ou a uma vaga de emprego, que não necessariamente precisa ser fora do Brasil.

 

Os tradicionais exames de proficiência em inglês continuam sendo os mais procurados pelos estudantes e futuros intercambistas. Afinal, estamos falando da língua universal. Os certificados de proficiência em inglês são amplamente requisitados e aceitos ao redor do mundo como forma de comprovar o seu nível de conhecimento no idioma.

 

Os principais exames de proficiência em inglês são primeiramente o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), o IELTS (International English Language Testing System) e os exames de Cambridge. Cada uma das principais modalidades detém as suas particularidades e características que as fazem diferentes entre si.

 

TOEFL

 

Provavelmente o mais comum entre os três modelos, o TOEFL é administrado pelo Educational Testing Service (ETS) há décadas. O TOEFL, semelhantemente ao IELTS, é bastante voltado para aplicações acadêmicas, porém, diferentemente do IELTS, o TOEFL é bastante comum em países como Estados Unidos e Canadá.

 

A duração do exame é de 4 horas e meia, via computador, com um intervalo de 10 minutos, e está composto entre tarefas de Speaking, Listening, Reading e Writing.

 

O resultado sai em torno de 10 dias e a certificação possui validade de 2 anos.

 

IELTS

 

O IELTS é uma certificação promovida pelo British Council em parceria com a Universidade de Cambridge desde a década de 80. A tradição e relevância fizeram do IELTS um exame atualmente mundialmente reconhecido, principalmente por instituições de ensino e trabalho na Europa.

 

A prova do IELTS também está baseada nos mesmos 4 pilares do TOEFL, mas dura menos: por volta de 2 horas e 45 minutos.

 

A prova do IELTS é feita por intermédio de um examinador, diferentemente de como ocorre com o exame do TOEFL, em que o teste é realizado exclusivamente pelo computador.

 

Cambridge Tests

 

Quem opta pela certificação Cambridge, está voltado à candidatura para universidades do Reino Unido e avaliação institucional. Os exames são produzidos no departamento da Universidade de Cambridge denominado Cambridge ESOL, o qual é totalmente dedicado para a produção de exames de proficiência em língua inglesa.

 

A diferença principal dos exames de Cambridge para os dois anteriores, é que existem vários tipos de exames voltados à diferentes finalidades. As principais certificações são:

 

– FCE (First Certificate in English)

– CAE (Certificate of Advanced English)

– CPE (Proficiency)

 

Como você pode perceber, os exames se diferem quanto aos níveis de domínio da língua, porém, todos atestam o seu nível de conhecimento na língua inglesa, sendo que o CPE representa o nível mais alto.

 

O tempo de prova depende da versão do teste, mas pode durar até 4 horas.

 

Com a Travelmate você pode realizar um curso preparatório voltado para a sua necessidade com base no teste de proficiência que você deseja ou necessita superar. Nós oferecemos os cursos Idiomas para Exames de proficiência na língua estrangeira, em diversos países. Esses tipos de preparatórios tem datas e tempo de duração específicos, que irão variar de acordo com o tipo de curso preparatório e o tipo de prova. Saiba mais em nosso site: www.travelmate.com.br

Administrator

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido