19

ago
2020

Trabalhar no exterior: saiba quais programas de intercâmbio te dão essa possibilidade

Postado por: TravelMATE Intercâmbio/ 139 1

Se alguma vez na vida já passou pela sua cabeça como seria trabalhar no exterior, nós podemos adiantar uma coisa: de forma resumida, é a oportunidade de ter uma experiência fantástica e enriquecer sua vida com habilidades que somente quem vive em um país diferente do seu de origem consegue adquirir. 

Mas, é claro que nós sabemos que existem muitas dúvidas sobre o assunto e, no post de hoje, vamos esclarecer alguns pontos importantes para quem pretende trabalhar no exterior

Vale a pena trabalhar no exterior? 

Certamente vale muito a pena! Não somente pela possibilidade da remuneração em outra moeda! Mas, principalmente pelo fato de que agregar uma experiência internacional ao seu currículo e à sua história faz toda a diferença em sua vida pessoal e, é claro, profissional. Viver em um local que tenha cultura e costumes diferentes é a melhor forma de viver coisas novas. É também uma ótima chance de conhecer modos de pensar e agir completamente distintos do que você vivencia no dia a dia. 

De forma mais ampla, as principais vantagens de trabalhar no exterior são:

  • Aperfeiçoar outro idioma 
  • Adaptação a diferentes ambientes e funções profissionais 
  • Desenvolvimento de novas habilidades 
  • Oportunidade de conhecer outras culturas 
  • Possibilidade de viajar para lugares extraordinários
  • E, claro, ter um excelente diferencial em seu currículo

É fácil trabalhar no exterior?

Isso depende muito do seu perfil. Algumas pessoas lidam com mudanças melhor do que outras e têm mais facilidade em se relacionar e ir em busca de oportunidades. É claro que trabalhar no exterior tem desafios, principalmente pelo fato de tudo ser em outro idioma! Então, tudo depende de como você se dispõe a enfrentar as adversidades que possam aparecer. 

Quem acorda cedo, corre atrás, demonstra disponibilidade e faz Networking tem mais facilidade nesse processo. Até mesmo porque os contratantes valorizam muito pessoas proativas e que não tenham medo de se comunicar, já que muitas vagas são justamente para lidar com o público.

Quais os programas de intercâmbio para quem quer trabalhar no exterior?

Existem diferentes formas de trabalhar no exterior. Cada vez mais as modalidades de intercâmbio que unem trabalho e algum tipo de aprendizado estão em alta. Isso porque, dependendo o tipo do programa, é possível pagar os custos da viagem e ainda se sustentar durante o tempo no país. 

Au Pair 

Trabalhar no exterior - Au pair

 

O Au Pair é nada mais que cuidar de crianças em outro país. Geralmente é mais comum a contratação de mulheres, mas isso não quer dizer que seja uma exclusividade. Apesar de ser mais incomum existem alguns programas que aceitam jovens do sexo masculino. 

Nesse tipo de serviço a moradia acontece na casa de famílias e a função é tomar conta de crianças e de tudo o que esteja relacionado a elas: roupa, alimentação, tarefas, lazer, brincadeiras, banho, hora de dormir. Portanto, é essencial conseguir suprir a necessidade de forma completa. 

É claro que cada caso é acertado de acordo com a proposta dos contratantes. 

Um dos motivos que torna essa possibilidade tão atrativa é o seu custo, que é um dos mais baixos entre todas as opções de trabalho no exterior. Contudo, o fato de ser possível imergir totalmente na cultura local e vivenciar o dia a dia de uma família estrangeira, mostram que os aprendizados e benefícios vão muito além da remuneração.

Quem faz Au Pair cria laços com sua família hospedeira e, principalmente, com as crianças. Sendo assim, o contato costuma perdurar por muito tempo, mesmo depois do término do serviço. 

Sua duração é de no mínimo um ano completo e pode ser estendido por 6, 9 ou 12 meses, caso haja interesse. É possível permanecer no país por 30 dias após o término da contratação, o que possibilita viagens e passeios para conhecer melhor o país. 

Porém, isso pode variar de acordo com a região escolhida. Para saber mais sobre cada uma delas acesse os links abaixo: 

Au Pair Alemanha

Au Pair Estados Unidos

Au Pair Plus Holanda

Camp Leader (monitor de acampamento) 

Trabalhar no exterior - Camp Leader

Sabe aqueles acampamentos de verão que assistimos em filmes americanos? Sim, eles existem e você pode monitorar um deles caso pense em trabalhar no exterior. Mas, é necessário muito empenho e disposição. Nessa modalidade é necessário trabalhar se dedicando exclusivamente às crianças e adolescentes do acampamento. 

Esse tipo de intercâmbio acontece nas férias de inverno aqui do Brasil, entre Junho e Agosto. Então, dá pra aproveitar até mesmo a pausa entre um semestre e outro e curtir essa experiência maravilhosa – e bem animada – de ser Camp Leader. 

Os dias de folgas são determinados por cada acampamento, mas, geralmente, os monitores costumam ter um dia de folga por semana ou algumas noites. Após a conclusão do programa, pode-se aproveitar o Grace Period, que dá o direito de ficar legalmente por 30 dias de férias no país.

Clique aqui e saiba mais sobre o esse intercâmbio. 

Estágio também é uma possibilidade para quem pretende trabalhar no exterior! 

Estágios no Exterior

 

Para quem tem o sonho de seguir a carreira profissional em uma área específica, fazer um estágio em uma empresa renomada já é um grande diferencial. Agora, imagina fazer isso no exterior! Quem tem essa oportunidade certamente sai na frente de muitos concorrentes. 

Por meio do programa de Estágio da TravelMATE, você dá aquele up em seu currículo com uma experiência na Austrália, nas áreas de gastronomia, hotelaria, recursos humanos e marketing. Além disso, ainda há a possibilidade de fazer um estágio não remunerado em qualquer outra área, com exceção da saúde.

Não é nem preciso dizer o quanto isso vai agregar ao seu currículo e permitir que você se transforme em um profissional requisitado no mercado de trabalho, não é mesmo?

E voluntariado no exterior, você já pensou em fazer?

Voluntariado é uma das possibilidades de trabalhar no exterior

Quer fazer algo especial pela humanidade? Trabalhar em prol de uma causa e saber que você está cumprindo seu papel é uma experiência de vida inesquecível. Mesmo não sendo remunerado é um das funções mais enriquecedoras com experiências incríveis. 

Praticar o bem, seja da forma que for, reforça valores, princípios e ajuda a melhorar o mundo. Trabalhar no exterior com voluntarismo permite viver a cultura de forma total e aprimorar o idioma do país. E o mais legal disso tudo é que dá pra retribuir através do envolvimento em projetos sociais ou ambientais. Então, se você quer fazer algo realmente humanitário deve mesmo considerar o voluntariado no exterior. 

 Para saber mais sobre o programa clique aqui.   

Study&Work 

Study and Work - Trabalho no exterior

Esse é um intercâmbio voltado para os estudantes que pretendem aprender ou aperfeiçoar a língua e unir a uma oportunidade de trabalho. Aliás, com a possibilidade de trabalhar é possível pôr em prática tudo o que é ensinado em sala, através da vivência real do dia a dia. Isso inclusive é ótimo, já que é uma maneira de imergir totalmente na cultura local. 

O salário ajuda a custear as despesas da viagem e colabora muito para enriquecer o currículo, tanto em qualificações, como em experiência.

Nós já fizemos conteúdos completos com tudo o que você precisa saber sobre estudar e trabalhar na Austrália, Canadá e Irlanda. Portanto, não deixe de ler! 

Para saber mais sobre o programa, como regras, duração e outros destinos disponíveis clique aqui. 

Work&Travel 

Work&Travel trabalhar no exterior

Para quem é universitário essa é uma excelente opção para viver momentos inesquecíveis em lugares incríveis sem perder o tempo de estudo. Isso porque esse tipo de trabalho no exterior é realizado durante as férias de verão (aqui do Brasil) por um período de 3 a 4 meses, o que dispensa a necessidade de trancar o semestre. 

Aqui na TravelMATE nós trabalhamos com duas modalidades: o Work e Travel Independent em que o estudante fica responsável por conseguir sua vaga de trabalho ou o Work & Travel Premium em que nós auxiliamos em todo o processo de colocação em uma vaga disponibilizada pelos mais de 40 empregadores confirmados.  

Vamos embarcar nessa aventura de trabalhar no exterior? 

É claro que existe diferença, inclusive por questões culturais entre trabalhar no exterior e no Brasil. Mas, para quem tem a mente aberta o processo de adaptação ao novo país e as novas funções acontecem naturalmente. 

Por isso, para embarcar nessa aventura é fundamental estar disponível e ter gás para conseguir absorver ao máximo sobre a nova cultura, uma nova maneira de trabalhar em um outro idioma e novos hábitos.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato conosco em nosso WhastApp e aproveite também para acompanhar os conteúdos exclusivos que nós preparamos em nosso Instagram sobre cada uma dessas opções. 

 

1 Comentário
  • Ileuza
    19 de agosto de 2020

    Olá! Sou pintora de painéis. Copio todos os desenhos que desejam. As pinturas que fiz estão em escolas e quartos infantis. Me aposentei como professora há três meses. Quero pintar em outros países e necessito de esclarecimentos de um promoter ou headhunter.

    Resposta

Deixe o seu comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, digite seu nome
Por favor, digite o seu e-mail
Por favor, digite um e-mail válido

Translate »